NOTÍCIAS

Açores são única região com descida do desemprego

  22-09-2020

Os Açores registaram uma redução do desemprego de 1,3%, em agosto deste ano, em comparação com o mês homólogo de 2019.

De acordo com dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) ontem divulgados,existiam, no passado mês de agosto, menos 91 desempregados no período de 12 meses, sendo que no final desse mês, havia na Região um total de 6 949 desempregados.


Os números divulgados pelo IEFP revelam, ainda, que o rácio de colocação, isto é, postos de trabalho colocados sobre postos de trabalho solicitados, independentemente da data de entrada dos pedidos, atingiu 86,6% no final do mês de agosto na Região.


A diretora regional do Emprego e Qualificação Profissional, Paula Andrade, salientou ontem, em São Miguel, a importância dos dados divulgados pelo IEFP relativos a agosto, que voltam a colocar os Açores como única região do país a registar uma descida do desemprego, face ao mesmo mês do ano anterior.


"Os Açores conseguem, mais uma vez, registar uma redução do desemprego", destacou Paula Andrade, acrescentando que, "desde o mês de abril, ou seja, há cinco meses, que os Açores são a única região do país com descida do desemprego, consolidando, assim, a manutenção do emprego que tem vindo a verificar".


Segundo Paula Andrade, "trata-se, pois, de um registo de grande significado, atendendo ao que se passa noutras regiões do país".


Paula Andrade, que falava durante uma sessão pública de esclarecimento sobre as "Medidas de Apoio às Empresas e ao Emprego", no âmbito de um amplo processo de divulgação dos apoios disponibilizados pelo Governo Regional em todos os concelhos dos Açores, afirmou que "a estabilidade do emprego que se verifica na Região é reflexo do impacto das medidas criadas e implementadas pelo Governo dos Açores no âmbito da pandemia de Covid-19". 


Para a diretora regional do Emprego e Qualificação Profissional, "o Governo Regional, não só criou e concretizou um conjunto alargado de medidas extraordinárias, em alguns casos inovadoras no contexto nacional, como desenvolveu um enorme esforço para complementar e reforçar na Região o alcance das medidas adotadas a nível nacional".


Nesse âmbito, acrescentou que as medidas disponibilizadas pelo Governo Regional foram "cruciais para apoiar as empresas, salvaguardar o emprego e assegurar o rendimento dos trabalhadores".   


O número de desempregados registados pelo IEFP, a nível nacional, atingiu em agosto os 409 331, tornando a crescer pelo segundo mês consecutivo após uma redução ligeira em junho. O número, o mais elevado desde janeiro de 2018, representa uma subida de 2029 desempregados inscritos face ao mês anterior e de mais 105 mil que há um ano.

 

Diário Insular (Online), de 22 de setembro de 2020

VOLTAR