NOTÍCIAS

Candidaturas para programa GERAÇÃO AÇORES PRO abertas a partir de 1 de julho, anuncia Duarte Freitas

  14-06-2021

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego aprovou o programa GERAÇÃO AÇORES PRO, que integra um conjunto de medidas na área do emprego e qualificação profissional direcionadas aos jovens, visando a promoção e a melhoria das suas condições de empregabilidade, bem como a sua integração no mercado de trabalho.

Preconizando uma resposta política inequívoca, este programa apresenta-se como uma alternativa concreta e especifica para os jovens, no âmbito da estratégica definida pelo Governo Regional, tendo em vista a fixação dos jovens nas respetivas comunidades de origem, para além de combater o despovoamento e o envelhecimento demográfico na nossa Região.

O GERAÇÃO AÇORES PRO desenvolve-se em cinco medidas destinadas aos jovens que concluíram o Estagiar L, Estagiar T, INOVAR, CET, bem como, aos que estejam à procura de primeiro emprego, sendo dirigido às empresas privadas e públicas, cooperativas, entidades sem fins lucrativos e a Administração Pública Central, Regional e Local.

Assim, tendo em conta o conjunto das medidas que visam a melhoria do perfil de empregabilidade dos jovens, através de experiência prática em contexto de trabalho, merece destaque a medida JOVEM PRO que de forma inovadora, passa a abranger os jovens no regime de segurança social aplicável aos trabalhadores por conta de outrem.

Para os jovens que vão terminar o seu estágio, esta medida permite uma transição imediata caso se mantenham na mesma entidade, estando apenas sujeita a uma verificação e validação por parte dos serviços da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

Os projetos ao abrigo do JOVEM PRO, tem a duração de nove meses, procedendo-se à abertura de candidaturas, em simultâneo para as entidades promotoras e para os destinatários, a partir do dia 1 de julho.

Nesse sentido, a submissão das candidaturas poderá ser efetuada através do Portal do Emprego Jovem, em  https://empregojovem.azores.gov.pt.   

VOLTAR