NOTÍCIAS

Governo dos Açores aposta na valorização do ensino profissional para qualificar os açorianos

  22-02-2021

A Secretária Regional da Educação destacou, em Ponta Delgada, que é preciso tornar o ensino profissional como primeira linha para que possa constituir uma escolha que seja de qualidade para os jovens açorianos.

“O ensino profissional foi durante muitos anos tido como a alternativa ao jovem que não tinha sucesso no ensino regular e é preciso reverter isso”, referiu Sofia Ribeiro, à margem do webinar valorização do ensino profissional nos Açores, que contou também com a presença do Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

De acordo com a titular da pasta da Educação, “a aposta do Governo é na diversidade e na qualidade, sendo que, segundo estudos profissionais, quando os jovens investem na sua formação têm um aumento de remunerações e de possibilidade de empregabilidade”.

“Não podemos trabalhar a educação e a formação profissional como se fossem completamente independentes”, sublinhou.

Nesta medida, “faz todo o sentido que acarinhemos mais estes percursos alternativos de formação, sendo precisamente esse o trabalho de articulação que o Executivo está a desenvolver e que consta do Programa do Governo”, explicou.

Sofia Ribeiro adiantou também que existe um programa articulado para desenvolver as escolas digitais nos Açores, sendo esta uma “tendência que tem de ser feita, uma vez que existe uma inovação digital que constitui um desafio no século XXI”.

Por sua vez, o Secretário Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego afirmou que, “para além da importância desta articulação entre a educação e a qualificação, é preciso melhorar a perceção pública sobre a formação e a qualificação profissional”, frisando que “são áreas do ensino tão nobres como qualquer outra”.

“Não podemos continuar com as taxas de abandono escolar trágicas que temos”, avançou Duarte Freitas, acrescentado que “é necessário fazer um esforço para qualificar muito mais os açorianos, para que possam ser chamados a contribuir para o futuro dos Açores”.

“O abandono e o insucesso escolar não se combatem por ser uma meta, mas sim por ser um ideal de tornar as pessoas mais ricas nas suas valências”, declarou.

Segundo o governante, o Executivo açoriano, em articulação com as escolas profissionais, “está a trilhar caminhos em áreas de formação como o ensino dual, a qualificação de adultos e de ativos desempregados para que a qualificação e formação dos açorianos possa ser um desafio a ganhar no futuro”. 

Duarte Freitas anunciou ainda que, em breve, “será lançado o Fórum da Qualificação Profissional, que vai ser organizado de uma forma muito participada com a sociedade civil”.

VOLTAR