NOTÍCIAS

Governo dos Açores determina prorrogação até 31 de maio das candidaturas ao programa FORM.AÇORES

  20-05-2021

O Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, anunciou, em Ponta Delgada, a prorrogação do prazo, até 31 de maio de 2021, das candidaturas ao programa FORM.AÇORES, destinado à qualificação e formação profissional de trabalhadores no ativo e de desempregados e que aproxima as escolas profissionais, entidades formadoras e as empresas, num processo que deve ser desenvolvido em parceria.

Segundo o despacho n.º 1014/2021, já publicado, as candidaturas devem ser submetidas, através de formulário próprio, disponível na plataforma Certificar Açores (https://certificar.azores.gov.pt) para o endereço eletrónico [email protected] .

“Considerando alguns constrangimentos, e no sentido de possibilitar às entidades formadoras a formalização de candidaturas de forma atempada, o Governo Regional decidiu alargar o prazo-limite para a submissão de candidaturas até ao final deste mês de maio”, salientou Nuno Bettencourt Gomes.

O Diretor Regional falava na cerimónia de entrega de mais 17 diplomas a colaboradores do Grupo Bensaude que concluíram o 9.º ano e o ensino secundário, no âmbito da portaria 55/2020 destinada a reforçar a formação profissional dos trabalhadores em ‘Layoff’.

O Grupo Bensaude tem sido um parceiro exemplar na promoção de ações de formação, assim como, no aproveitamento das medidas de apoio à empregabilidade, disponibilizadas pelo Executivo açoriano.

Na sua intervenção, Nuno Bettencourt Gomes, reafirmou que a “qualificação da população adulta açoriana será sempre uma grande prioridade para o XIII Governo dos Açores”, considerando-a decisiva na promoção da “igualdade de oportunidades e para a coesão social na nossa Região”.

O Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, lembrou ainda que o Governo dos Açores tem previstos 29 milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para investir na qualificação e requalificação de ativos e inativos até 2026, sendo que 9,8 milhões de euros são destinados à formação pós-secundária e universitária, prevendo abranger 350 jovens por ano.

VOLTAR