NOTÍCIAS

Mais de 600 jovens colocados no Estagiar U

  04-07-2022

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, anunciou a colocação de 621 jovens no Estagiar U, programa de estágio profissional para jovens estudantes do Ensino Superior e residentes nos Açores, promovido através da Direção Regional da Qualificação Profissional e Emprego.

Os estágios, que arrancaram hoje, têm a duração de um mês por candidato - julho, agosto ou setembro - e decorrem numa das 353 entidades promotoras com projetos aprovados para este ano, 62 das quais entidades sem fins lucrativos, como Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), que passaram a ser elegíveis para o programa.

O novo regulamento do Estagiar U foi aprovado em Conselho de Governo, em abril, na sequência da Resolução da Assembleia Legislativa dos Açores, aprovada em março.

Entre as principais alterações, além do alargamento das entidades promotoras elegíveis, está a introdução de uma componente formativa online certificada, com caráter opcional.

Esta formação, que foi opção para 320 jovens, desenvolve-se num total de 60 horas distribuídas por três horas diárias, em horário laboral, durante o mês do estágio.

Para assinalar a nova componente do Estagiar U, como complemento às atividades do estágio, Maria João Carreiro participou, ao início da tarde de hoje, no arranque da formação online, promovida pela Academia J, através da Direção Regional da Juventude, nas áreas de Empreendedorismo e Literacia e Competências Digitais Avançadas.

“As áreas escolhidas para a formação vão ao encontro da nova realidade laboral onde o domínio das ferramentas digitais é essencial e onde as competências empreendedoras, tal como a proatividade e a resiliência, ganham especial destaque”, afirmou.

A titular da pasta da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego sublinhou, ainda, que “no final deste curso os jovens ficarão com formação certificada nos conteúdos lecionados, o que será uma mais-valia para a sua integração profissional futura”.

“O enriquecimento curricular através de formações é essencial para a formação dos jovens candidatos a primeiro emprego, razão pela qual esta nova vertente do Estagiar U constitui uma mais-valia na experiência que agora tem início”, declarou, expressando votos para que os jovens “façam deste estágio uma experiência ainda mais significativa”.

O Estagiar U, instrumento de aproximação dos jovens ao mercado de trabalho, pressupõe 4 horas diárias em contexto laboral e 3 horas diárias dedicadas a formação, sendo atribuída uma compensação pecuniária mensal no valor da remuneração mínima garantida, montante reduzido em 50% nos estágios que não integram a formação online.

VOLTAR