NOTÍCIAS

Medidas de formação e qualificação apoiam açorianos a construir oportunidades para melhor emprego e remuneração

  06-07-2023

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego desafiou hoje os açorianos a aproveitarem as medidas de apoio à formação e qualificação existentes na Região, lembrando que o investimento no reforço de competências ou na reconversão profissional para setores com falta de mão-de-obra gera “oportunidades para melhor emprego e remuneração”.

Maria João Carreiro, que falava durante uma visita ao Centro de Qualificação dos Açores (CQA), enalteceu o exemplo dos desempregados que ali estão a frequentar os cursos de “Empregado/a de Andares” e de “Cuidador/a Formal” no âmbito da medida formação em competências para a empregabilidade do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).  

“Estes formandos, que estão em situação de desemprego, são um bom exemplo da perseverança e do investimento pessoal na melhoria das suas qualificações e competências em áreas profissionais cujas necessidades de mão-de-obra qualificada são evidentes. Quer isto dizer que estes formandos estão a construir uma oportunidade melhorar a sua situação profissional”, disse. 

A Secretária Regional lembrou que “qualquer açoriano, independentemente da idade, da ilha onde reside, de estar ou não empregado e de possuir mais ou menos habilitações pode beneficiar das medidas públicas de apoio à formação, alargar competências e, quem sabe, mudar de vida”.

É o caso, ainda, do QUALIFICA.IN, medida também integrada no PRR. 

Durante a visita ao CQA, Maria João Carreiro visitou a turma de formação em “Pintor Automóvel”, no âmbito desta medida, “composta por jovens, uns desempregados, outros já empregados, que também estão a investir na sua valorização profissional e, por via desta valorização, a adquirir melhores condições para integrar o mercado de trabalho, no caso dos primeiros, a lutar pela sua estabilidade laboral e melhor rendimento ou até para mudar de área profissional, no caso dos já empregados”, enalteceu.

A titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego elencou, ainda, outras medidas, como o QUALIFICA.SUPERIOR, de apoio ao pagamento das propinas para a frequência de Licenciatura ou Pós-Graduação, e o Azores Digital, de apoio à formação na área tecnológica e recursos digitais. 

As medidas de apoio às formação e qualificação disponíveis na Região, bem como os cursos e ações de formação, podem ser consultadas nas plataformas emprego.azores.gov.pt e certificar.azores.gov.pt.

VOLTAR