NOTÍCIAS

Programa INOVAR com candidaturas abertas a partir de hoje e até 22 de fevereiro

  25-01-2021

O Governo dos Açores, na sequência do anúncio feito pelo Presidente do Governo, determinou a abertura de candidaturas ao programa de estágios profissionais para jovens sem formação profissional, designado de INOVAR, visando o reforço da sua integração no mercado de trabalho. 

Nesse sentido, as candidaturas ao programa criado para incentivar as empresas e entidades da Região a contratarem mais jovens estão abertas a partir de hoje, 25 de janeiro e até 22 de fevereiro, sendo os projetos desenvolvidos a partir de 1 de março. 

A apresentação de candidaturas ao INOVAR deverá ser efetuada, de forma acessível e simplificada, através do endereço eletrónico https://portaldoemprego.azores.gov.pt.

O Governo dos Açores, preconizando a preparação da nova fase de normalização da atividade das empresas decidiu alterar este programa, através de uma Resolução do Conselho do Governo já publicada, tendo em vista possibilitar um acesso mais abrangente aos jovens, e, por via disso, mais um incentivo ao reforço do emprego na Região. 

Nesse sentido, com o ajustamento promovido, a medida passa a abranger jovens até aos 35 anos de idade, desde que estejam inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores ou no Garantia Açores Jovem. 

Podem candidatar-se ao INOVAR as empresas privadas e públicas, cooperativas e entidades sem fins lucrativos, bem como os serviços da Administração Pública central, regional e local, que poderão iniciar até 20 projetos por fase de candidatura. 

O programa INOVAR visa garantir a todos os jovens desempregados, não subsidiados, com qualificações iguais ou inferiores ao 12.º ano, a possibilidade de realizar uma formação em contexto real de trabalho, contribuindo, para a melhoria das suas competências e, consequentemente, para o aumento da sua empregabilidade. 

O INOVAR, que tem duração de seis meses, podendo este período ser prorrogado por mais cinco meses, prevê o pagamento de uma bolsa mensal no valor do salário mínimo regional, representando um esforço financeiro do Governo dos Açores no valor total de 1,9 milhões de euros. 

Para obtenção de mais informações, os interessados devem contactar a Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, através do telefone 296 308 000 ou do email [email protected].  

VOLTAR