NOTÍCIAS

Submetida candidatura da Região para criar Centro Vocacional de Excelência

  07-06-2023

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego anunciou hoje, em Ponta Delgada, que já foi submetida a candidatura da Região para criar um Centro Vocacional de Excelência, uma medida do programa Erasmus para acelerar a qualidade e a inovação nos sistemas de formação profissional nas regiões europeias.

Maria João Carreiro, que falava na cerimónia de entrega dos diplomas de conclusão de curso aos formandos da MEP – Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, explicou que a candidatura é co-organizada pelo ISCTE e Governo dos Açores para um orçamento máximo de quatro milhões de euros, financiado a 80% pela Comissão Europeia. 

“O OVER-SEES, como se designa o projeto submetido recentemente, reúne 15 parceiros de quatro territórios insulares da União Europeia: além dos Açores, a Região Oeste (Irlanda) as Ilhas do Egeu (Grécia) e Sicília (Itália) incluindo escolas profissionais, autoridades regionais na área da formação e emprego, empresas e universidades”, concretizou.

Entre as reformas comuns às regiões que integram o consórcio internacional estão, por exemplo, “o desenvolvimento de novos currículos de ensino e formação profissional; a interação entre o setor privado e oferta formativa das escolas profissionais; os serviços de orientação e programas inovadores de requalificação/atualização de competências; ou ainda a redução das barreiras na transição escola-trabalho”, elencou.

Maria João Carreiro explicou ainda que, “no futuro, a visão do OVER-SEES passa por estabelecer uma comunidade internacional de prática, trabalhando para inspirar a excelência do ensino profissional nas ilhas europeias, em linha com as ambições europeias para a promoção do trabalho digno e o desenvolvimento de competências de dupla transição (verde e digital) em territórios insulares”.

A Candidatura para criar um Centro Vocacional de Excelência surge no âmbito da Agenda Regional para a Qualificação Profissional – Valorizar os Açorianos 2030, “um documento inédito na Região” e orientador das políticas para o Ensino e Formação Profissional, que mobilizou e envolve as Escolas Profissionais e outras entidades públicas e privadas.

Os resultados finais deste concurso europeu serão conhecidos em dezembro próximo.  

Ainda na sua intervenção, a Secretária Regional reiterou o compromisso do Executivo com o Ensino Profissional, lembrando que está em curso a campanha “A Tua Primeira Escolha” para sensibilizar os alunos que estão a terminar o 9.º ano do Ensino Básico para os cursos profissionais em oferta para o próximo ano letivo nas Escolas Profissionais.

“São mais de 40 novos cursos, de 20 áreas profissionais, a maior oferta dos últimos oito anos”, frisou, desafiando os formandos agora diplomados, “casos reais de sucesso”, a serem “embaixadores do Ensino Profissional, da sua importância e da sua qualidade”.